Parto numa cadela no 69º dia de gravidez
O seu cão carrega cachorros há muito tempo? Pensa: “Talvez já esteja ativamente preocupado?” O meu nome é Veronika Voitovska. Sou médico, treinador especialista de cães, psicólogo animal, juiz de competições desportivas caninas, juiz de exposições caninas. Partilharei convosco a minha experiência pessoal de dar à luz uma cadela no 69º dia de gravidez.
Lembre-se do principal: se a sua cadela dá à luz pela primeira vez e já passaram 65 dias desde o primeiro acasalamento, já precisa de começar a agir ativamente. É ainda melhor monitorizar toda a condição do cão a partir do dia 63. Não preste atenção aos artigos onde está escrito “a ovulação poderia ter sido mais tarde”, “a fertilização poderia ter ocorrido uma semana depois do acasalamento” (isto é um disparate e de facto não é verdade). Contamos sempre a partir do primeiro dia do primeiro acasalamento. Mesmo que tenha feito o acasalamento final após 5-6 dias.
Aos 63 dias, as crias são bastante grandes (se a fecundação ocorreu imediatamente, e não 5 dias após o último acasalamento, mas muitas vezes não é o caso). Se houver muitos cãezinhos dentro do cão, existe o risco de começarem a apertar. Uma vez, perdi 5 cachorrinhos assim. Esta foi a primeira gravidez da cadela; não apresentou sinais de início de trabalho de parto (não houve partos, contrações ou respiração rápida). Suspeitei intuitivamente que algo estava errado e dirigi-me à clínica veterinária. Aí fizeram uma ecografia e viram que os batimentos cardíacos dos filhotes estavam gravemente reduzidos. Cesariana de emergência para um cão. Como resultado, 8 crias. Todos se apertaram, pois eram muito pesados. Cada cria pesava de 500 a 550 gramas. A raça é American Bully do tipo “standard”. Conseguimos moer e bombear apenas três. Simplesmente não tínhamos mãos suficientes para os outros cinco. Aterraram e bombearam durante duas horas sem parar. Utilizamos todos os métodos conhecidos de reanimação. O resumo da história é que o cão carregava cãezinhos. Para o próximo nascimento, já conhecíamos as peculiaridades deste cão. Novamente não houve trabalho de parto, mas ao 63º dia fizemos cesariana. Como resultado, nasceram 8 cãezinhos saudáveis, fortes e grandes.
Desta vez a minha cadela ficou grávida de 68 dias. Este é o seu último acasalamento, tem 7 anos. Raça: American Pit Bull Terrier. Compreendi que precisava de ter muito cuidado. Geralmente dava à luz 63-65 dias após o primeiro acasalamento. A barriga parecia muito grande e suspeitei que havia muitos filhotes e o útero estava demasiado esticado. É por isso que não dá comandos aos recetores uterinos para se contraírem e o trabalho de parto não começa. Esta é uma situação muito perigosa para os principiantes, eles não sabem disso. Ou a segunda opção, que também ocorre frequentemente durante a gravidez pós-termo em cães. Esta é uma opção quando existem apenas dois ou três cachorros. E as cadelas grávidas andam com 68,69,70 dias de gestação. Estes casos estão descritos na literatura e em fóruns. Eu estava pronto para isso. Todos os dias media três vezes a temperatura corporal do cão e ouvia os batimentos cardíacos dos cachorros com um estetoscópio. E percebi que de manhã do 69º dia de gestação tínhamos de fazer uma cesariana.
Fizemos uma cesariana na manhã do 69º dia de gestação da cadela. A barriga enorme era polidrâmnio. Saiu muito líquido do útero. Transparente, não verde. E nasceram três cãezinhos. Assim, as estatísticas confirmaram que durante uma gravidez longa de 68,69,70 dias, o cão costuma ter dois ou três cachorros na barriga.
Se precisar de aconselhamento sobre o momento da gravidez, o tipo de parto, a gestão da gravidez e assim por diante. Escreva para os meus contactos especificados:
E-mail: dognikb@gmail.com
Instagram: dognikbulls
As consultas são pagas. Atenciosamente, Veronika Voitovska
Parto de cadela ao 69º dia de gestação, parto de cadela ao 68º dia de gestação, parto de cadela ao 70º dia de gestação